Estudo publicado no periódico BMC Palliative Care buscou desenvolver e validar um modelo de nomograma para prever a ocorrência de delirium em pacientes com câncer avançado admitidos em unidades de cuidados paliativos. “Delirium é um transtorno mental comum em cuidados paliativos, e até o momento nenhum modelo preditivo está disponível para essa população”, observam os autores.
Este estudo prospectivo, multicêntrico e observacional utilizou a regressão logística para identificar os fatores de risco independentes para delirium incidente entre pacientes com câncer avançado em unidades de cuidados paliativos.
Foram incluídos pacientes com câncer avançado admitidos em unidades de cuidados paliativos entre fevereiro de 2021 e janeiro de 2023 em quatro hospitais em Chengdu, província de Sichuan, China. O desempenho do modelo foi avaliado por meio da área sob a curva ROC, gráficos de calibração e análise da curva de decisão.
Havia 592 pacientes com câncer avançado recebendo cuidados paliativos na coorte de desenvolvimento, 196 na coorte de validação temporal e 65 na coorte de validação externa. O modelo de nomograma final incluiu 8 variáveis (idade, índice de comorbidade de Charlson, função cognitiva, índice de Barthel, bilirrubina, sódio, dose equivalente de morfina opioide e uso de medicamentos anticolinérgicos).
O modelo revelou bom desempenho em termos de discriminação, calibração e praticabilidade clínica, com uma área sob a curva ROC de 0,846 no conjunto de treinamento, 0,838 após bootstrapping, 0,829 na validação temporal e 0,803 no conjunto de validação externa.
“O modelo serve como uma ferramenta confiável para prever o início do delirium em pacientes com câncer avançado em unidades de cuidados paliativos, o que pode facilitar a tomada de medidas preventivas direcionadas precoces para reduzir a carga do transtorno mental”, concluíram os autores.
Referência:
Guo, D., Zhang, C., Leng, C. et al. Prediction model for delirium in advanced cancer patients receiving palliative care: development and validation. BMC Palliat Care 24, 41 (2025). https://doi.org/10.1186/s12904-025-01683-9