Onconews - OPTICAL: QT NEO versus cirurgia inicial no câncer de cólon localmente avançado

ColonEm pacientes com câncer de cólon localmente avançado, a quimioterapia neoadjuvante com mFOLFOX6 ou CAPOX foi segura e aumentou a chance de downstaging patológico, mas não melhorou a sobrevida livre de doença em comparação com a cirurgia inicial (tratamento padrão). Os resultados são do estudo randomizado de Fase III OPTICAL, publicado no Journal of Clinical Oncology (JCO).

O papel da quimioterapia neoadjuvante (NAC) no câncer de cólon permanece obscuro. O estudo randomizado de Fase 3 OPTICAL investigou se 3 meses de fluorouracil infusional modificado, leucovorina e oxaliplatina (mFOLFOX6) ou capecitabina e oxaliplatina (CAPOX) como quimio neoadjuvante poderiam melhorar os resultados em pacientes com câncer de cólon localmente avançado clinicamente estadiado (T3 com disseminação extramural na gordura mesocólica ≥5 mm ou T4) em comparação com a cirurgia upfront.

Os pacientes foram randomizados 1:1 para receber seis ciclos pré-operatórios de mFOLFOX6 ou quatro ciclos de CAPOX, seguidos de cirurgia e quimioterapia adjuvante (grupo NAC), ou cirurgia imediata e quimioterapia adjuvante de escolha do médico (grupo de cirurgia inicial). O endpoint primário foi a sobrevida livre de doença (SLD) em 3 anos avaliada na população com intenção de tratar modificada (mITT).

Resultados

Entre janeiro de 2016 e abril de 2021, dos 752 pacientes inscritos, 744 pacientes foram incluídos na análise mITT (371 no grupo NAC; 373 no grupo de cirurgia inicial). Em um acompanhamento médio de 48,0 meses (IQR, 46,0-50,1), as taxas de sobrevida livre de doença (SLD) em 3 anos foram de 82,1% no grupo NAC e 77,5% no grupo de cirurgia inicial (hazard ratio estratificada [HR], 0,74 [IC 95%, 0,54 a 1,03]). A ressecção R0 foi alcançada em 98% dos pacientes operados em ambos os grupos.

Em comparação com a cirurgia inicial, a quimioterapia neoadjuvante resultou em uma taxa de resposta patológica completa (pCR) de 7%, taxas significativamente mais baixas de estadiamento tumoral avançado (pT3-4: 77% v 94%), metástases linfonodais (pN1-2: 31% v 46 %) e sobrevida global potencialmente melhorada (HR estratificado, 0,44 [IC 95%, 0,25 a 0,77]).

“A quimioterapia neoadjuvante com mFOLFOX6 ou CAPOX não mostrou um benefício significativo de sobrevida livre de doença. No entanto, esta abordagem neoadjuvante foi segura, resultou num downstaging patológico substancial e parece ser uma opção terapêutica viável para o câncer de cólon localmente avançado”, concluíram os autores.

Referência: Huabin Hu et al., Neoadjuvant Chemotherapy With Oxaliplatin and Fluoropyrimidine Versus Upfront Surgery for Locally Advanced Colon Cancer: The Randomized, Phase III OPTICAL Trial. JCO 0, JCO.23.01889. DOI:10.1200/JCO.23.01889