A radiodermatite é um efeito colateral comum em pacientes submetidos à radioterapia como parte do tratamento multimodal do câncer de mama. Pesquisa com participação de Gustavo Nader Marta (foto), médico especialista em radioterapia do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, mostrou que o uso de películas ou curativos de barreira (Mepitel Film, Hydrofilm e StrataXRT) reduziu a incidência de descamação úmida na comparação com o padrão de tratamento, enquanto Hydrofilm e Mepitel Film foram mais eficazes na redução da dor, coceira e sensação de queimação (p < 0,01).
Películas ou curativos de barreira demonstraram ser eficazes na prevenção da dermatite por radiação em ensaios clínicos randomizados (ECRs) (Robijns et al. 2023). Neste estudo de revisão sistemática, o objetivo foi determinar a eficácia comparativa de películas ou curativos de barreira na prevenção da dermatite aguda por radiação em pacientes com câncer de mama.
A busca sistemática considerou ensaios clínicos randomizados nas principais bases de dados (Embase, MEDLINE e Cochrane CENTRAL Registry of Clinical Trials) desde o início do banco de dados até outubro de 2023. Razões ímpares resumidas e diferenças médias usando metaanálise de rede com efeitos aleatórios foram estimadas com R. Os resultados foram considerados significativos se p < 0,05.
Um total de 14 ensaios clínicos cumpriu os critérios de inclusão, envolvendo 1776 pacientes e seis diferentes intervenções (1. Creme Hidratante Dupla Barreira 3M 2. Película de Barreira 3M No Sting 3. Hydrofilm 4. Película Mepitel 5. Curativo de Nylon Silver Leaf 6. StrataXRT).
A análise descreve que as estratégias obtiveram pontuações distintas na prevenção da radiodermatite: P: Hydrofilm (92,5%); Mepitel Film (78,5%); StrataXRT (70,1%); 3M No Sting Barrier Film (46,4%); Silver Leaf Nylon Dressing (24,9%); 3M Moisturizing Double Barrier Cream (22,9%); padrão de tratamento (14,7%). Hydrofilm e Mepitel Film foram mais eficazes na redução da dor, coceira e sensação de queimação em comparação com o padrão de tratamento (p < 0,01 para todos os sintomas). Apenas quatro ensaios sobre Hydrofilm e Mepitel Film incluíram avaliações de resultados relatados por pacientes (PROs) que permitiram o agrupamento para análise.
Em síntese, os autores concluem que a Película Mepitel, o Hydrofilm e o StrataXRT reduziram a incidência de descamação úmida na comparação com o tratamento padrão.
Esta revisão sistemática foi registrada na plataforma PROSPERO (CRD42023475021).
Referência:
Reference: Robijns J et al. Barrier Films and Dressings for the Prevention of Acute Radiation Dermatitis: A Systematic Review and Meta-Analysis. Support Care Cancer. 2023 Mar 17;31(4):219. doi: 10.1007/s00520-023-07671-0