Um sistema de apoio para pacientes com câncer testicular ajuda a aliviar preocupações envolvendo a fertilidade, que podem persistir durante o diagnóstico da doença, quimioterapia e até mesmo depois da reabilitação pós-operatória, afetando a qualidade de vida.
Dados epidemiológicos mostram que o câncer testicular é uma malignidade rara, representando 1% dos tumores adultos e 5% dos tumores urológicos, com três a dez novos casos por 100.000 homens por ano nos países ocidentais. Apesar da crescente incidência, o câncer testicular tem alta taxa de cura, com taxa de sobrevida global de longo prazo de 97%. A doença ocorre em homens adultos jovens, geralmente entre 20 e 40 anos, o que coincide com a idade das intenções reprodutivas dos homens. No entanto, o tratamento do câncer testicular pode reduzir a fertilidade dos pacientes.
Neste estudo, os pesquisadores buscaram explorar preocupações com a fertilidade em pacientes com câncer testicular, a partir de dados coletados de maio de 2023 a agosto de 2023, envolvendo 12 pacientes com câncer testicular.
Os resultados foram relatados no Supportive Care in Cancer e revelam que quatro temas foram encontrados: (1) múltiplas preocupações e emoções negativas, (2) a tomada de decisão sobre fertilidade enfrenta muitos desafios, (3) estratégias de autoenfrentamento para enfrentar preocupações com fertilidade, (4) necessidades de cuidados de suporte não atendidas.
Diante desses achados, a análise alerta que a equipe de assistência oncológica deve prestar atenção às necessidades de fertilidade dos pacientes com câncer testicular e fornecer intervenções e suporte para reduzir suas preocupações com fertilidade. Os pesquisadores também sublinham que pacientes com câncer testicular, sob o duplo golpe do câncer e da fertilidade reduzida, geralmente têm experiências emocionais negativas, como vergonha da doença, culpa e autocensura em relação aos membros da família, que, se persistirem por um longo período de tempo, podem levar ao surgimento de resultados adversos à saúde e reduzir sua qualidade de vida.
Referência
Hu, Y., Fu, X., Jiang, X. et al. The experience of fertility concerns in patients with testicular cancer: a qualitative study. Support Care Cancer 32, 529 (2024). https://doi.org/10.1007/s00520-024-08720-y