Anormalidades pulmonares intersticiais (APIs) estão associadas a resultados ruins de tratamento e sobrevida em pacientes com câncer de pulmão. “Os médicos devem se concentrar nesses pacientes com APIs durante o diagnóstico e tratamento da doença”, alertam os autores de meta-análise publicada na Lung Cancer que explora a ocorrência de APISs e seu efeito prognóstico em pacientes com câncer de pulmão.
Com a crescente popularidade do rastreamento do câncer de pulmão, foram identificados achados incidentais substanciais na tomografia computadorizada, particularmente anormalidades pulmonares intersticiais. Apesar de relatadas em vários estudos sobre câncer de pulmão, a relação entre APIs e câncer de pulmão não foi investigada de forma abrangente.
Nessa análise, as bases de dados PubMed, Web of Science, Embase e Scopus foram pesquisadas para publicações relevantes. Prevalência combinada, odds ratios (ORs) e hazard ratios (HRs) foram utilizadas para avaliar a prevalência de APIs e sua associação com resultados clínicos em câncer de pulmão.
Foram identificados vinte e quatro estudos envolvendo 7.859 pacientes. A prevalência de APIs em câncer de pulmão foi de 17% (não ajustado, intervalo de confiança [IC] de 95%: 13%–21%), e a prevalência após correção foi de 9% (IC de 95%: 6%–13%). Reticulação e atenuação em vidro fosco foram os principais padrões de imagem.
APIs também estão associadas à sobrevida global mais curta em pacientes com câncer de pulmão (HR=2,01, IC de 95%: 1,71–2,36), risco aumentado de pneumonia por inibidores de checkpoint (OR=2,86, IC de 95%: 1,42–5,75) e pneumonite por radiação (OR=2,98, IC de 95%: 1,39–6,38).
Em síntese, os achados de anormalidades pulmonares intersticiais devem ser considerados, uma vez que estão associados a piores resultados em pacientes com câncer de pulmão. “O manejo de APIs pode melhorar o prognóstico e a qualidade de vida em pacientes com câncer de pulmão. A identificação e o relato padronizado de anormalidades pulmonares intersticiais em exames de tomografia computadorizada de tórax são essenciais”, reforçam os pesquisadores.
Referência:
Prevalence and prognostic significance of interstitial lung abnormalities in lung cancer: A meta-analysis.Yang, Ruiyuan et al. Lung Cancer, Volume 0, Issue 0, 108458