Estudo publicado na The Breast buscou desenvolver um arquivo abrangente específico para câncer de mama de medidas de resultados relatados pelos pacientes (PROMs). “Apesar da inclusão de resultados relatados pelo paciente (PROs) em ensaios clínicos de oncologia ser fortemente recomendada, selecionar as PROMs mais apropriadas é um desafio”, afirmam os autores.
Como parte do projeto PRO4All, os autores identificaram PROMs disponíveis em oncologia pesquisando nas bases de dados facit.org, eortc.org, eprovide.mapi-trust.org, ema.europa.eu (European Public Assessment Reports) e revisões publicadas. Para esta análise, foram extraídas apenas ferramentas de câncer de mama.
Foram descritas informações sobre o nome da medida de resultados relatados pelos pacientes, tipo de questionário, variante(s) do questionário, período de recall, número de itens e presença de referência na literatura de diferença mínima clinicamente importante. Em seguida, cada item foi atribuído a um domínio específico de acordo com uma taxonomia predefinida de 38 itens para classificação de resultados.
Foram identificados e analisado 383 PROMs. Destes, 29 eram específicos de câncer de mama, mas 2 foram excluídos porque a descrição dos questionários não estava disponível. 6 (22,2%) eram variantes de outro questionário. Todos os questionários foram autorrelatados. Em 6 casos (22,2%), o período de recall a ser considerado foi a “última semana”.
O número médio de itens por questionário foi de 25,81 (intervalo de 6 a 71). 602 itens foram atribuídos a um domínio de resultado: funcionamento emocional/bem-estar em 26,6% dos casos, funcionamento físico em 14,1%, prestação de cuidados em 10,8% e resultados gerais em 10,5%. A referência de diferença mínima clinicamente importante foi encontrada apenas em 4 (14,8%) casos.
“O arquivo recém-desenvolvido representa uma ferramenta útil para otimizar o uso de PROMs na avaliação de tratamentos em pacientes com câncer de mama, promovendo uma abordagem centrada no paciente tanto na pesquisa clínica quanto na prática”, concluíram os autores.
Referência:
Breast-cancer specific comprehensive archive of Patient-Reported Outcome Measures (PROMs) for clinical research and clinical practice in oncology: Results from the PRO4All Project. Valsecchi, Anna Amela et al. The Breast, Volume 78, 103817