Análise retrospectiva sugere que os regimes de quimioterapia adjuvante têm impacto na sobrevida global em pacientes com adenocarcinoma pancreático que receberam quimioterapia pré-operatória com (m)FOLFIRINOX e cirurgia para doença localizada, com achados que apontam benefício menor em subgrupos específicos, como aqueles que receberam 8 ou mais ciclos de (m)FOLFIRINOX, pacientes que tiveram resposta radiológica e aqueles com doença ypN0.
Nesta análise, os autores argumentam que o efeito da quimioterapia adjuvante após a ressecção de adenocarcinoma pancreático em pacientes tratados com (m)FOLFIRINOX pré-operatório não está claro, porque os estudos atuais não levam em conta o número de ciclos de quimioterapia pré-operatória e o regime de quimioterapia adjuvante.
Este estudo de coorte retrospectivo incluiu pacientes com adenocarcinoma pancreático localizado tratados com 2 a 11 ciclos de (m)FOLFIRINOX pré-operatório seguido de ressecção, selecionados de 2010 a 2018, a partir de 48 centros em 20 países. O desfecho primário foi a sobrevida global, calculada a partir do marco de 3 meses. A análise de regressão de Cox, incluindo análises de interação, foi realizada para avaliar a associação da quimioterapia adjuvante com a sobrevida global. Os dados foram analisados de 1º de fevereiro a 31 de dezembro de 2023.
A base de análise considerou 767 pacientes incluídos após a ressecção do adenocarcinoma pancreático (idade mediana [IQR], 62 [55-67] anos; 404 [52,7%] homens). Os resultados mostram que a quimioterapia adjuvante foi independentemente associada à sobrevida global prolongada (razão de risco [HR], 0,66; IC de 95%, 0,49-0,87), confirmada por curvas de SG ajustadas. A análise de interação avaliando o efeito estimado do tratamento entre os subgrupos não foi estatisticamente significativa. O gráfico florest plot e o teste de interação sugerem que a associação da quimioterapia adjuvante com SG foi menor entre os pacientes que receberam 8 ou mais ciclos de (m)FOLFIRINOX pré-operatório, aqueles que tiveram resposta radiológica e pacientes com doença ypN0.
Na comparação com a não quimioterapia adjuvante, o tratamento adjuvante com (m)FOLFIRINOX (uma combinação de leucovorina cálcica [ácido folínico], fluorouracil, cloridrato de irinotecano e oxaliplatina em dosagem completa ou modificada) foi associado à sobrevida global prolongada (HR, 0,57; IC de 95%, 0,40-0,80), assim como outros regimes adjuvantes multiagentes (HR, 0,61; IC de 95%, 0,41-0,92), enquanto a quimioterapia adjuvante de agente único não mostrou benefício de SG (HR, 0,75; IC de 95%, 0,55-1,03).
Em síntese, neste estudo de coorte, o tratamento adjuvante com (m)FOLFIRINOX e outros regimes de quimioterapia multiagente foram associados com melhor SG em pacientes com adenocarcinoma pancreático que receberam quimioterapia pré-operatória com (m)FOLFIRINOX e foram abordados cirurgicamente para doença localizada.
Referência:
Stoop TF, Sugawara T, Oba A, et al. Adjuvant Chemotherapy After Resection of Localized Pancreatic Adenocarcinoma Following Preoperative FOLFIRINOX. JAMA Oncol. Published online January 23, 2025. doi:10.1001/jamaoncol.2024.5917