Onconews - Quimioterapia adjuvante e sobrevida no adenocarcinoma pancreático localizado após mFOLFIRINOX neoadjuvante

Análise retrospectiva sugere que os regimes de quimioterapia adjuvante têm impacto na sobrevida global em pacientes com adenocarcinoma pancreático que receberam quimioterapia pré-operatória com (m)FOLFIRINOX e cirurgia para doença localizada, com achados que apontam benefício menor em subgrupos específicos, como aqueles que receberam 8 ou mais ciclos de (m)FOLFIRINOX, pacientes que tiveram resposta radiológica e aqueles com doença ypN0.

Nesta análise, os autores argumentam que o efeito da quimioterapia adjuvante após a ressecção de adenocarcinoma pancreático em pacientes tratados com (m)FOLFIRINOX pré-operatório não está claro, porque os estudos atuais não levam em conta o número de ciclos de quimioterapia pré-operatória e o regime de quimioterapia adjuvante.

Este estudo de coorte retrospectivo incluiu pacientes com adenocarcinoma pancreático localizado tratados com 2 a 11 ciclos de (m)FOLFIRINOX pré-operatório seguido de ressecção, selecionados de 2010 a 2018, a partir de 48 centros em 20 países. O desfecho primário foi a sobrevida global, calculada a partir do marco de 3 meses. A análise de regressão de Cox, incluindo análises de interação, foi realizada para avaliar a associação da quimioterapia adjuvante com a sobrevida global. Os dados foram analisados ​​de 1º de fevereiro a 31 de dezembro de 2023.

A base de análise considerou 767 pacientes incluídos após a ressecção do adenocarcinoma pancreático (idade mediana [IQR], 62 [55-67] anos; 404 [52,7%] homens). Os resultados mostram que a quimioterapia adjuvante foi independentemente associada à sobrevida global prolongada (razão de risco [HR], 0,66; IC de 95%, 0,49-0,87), confirmada por curvas de SG ajustadas. A análise de interação avaliando o efeito estimado do tratamento entre os subgrupos não foi estatisticamente significativa. O gráfico florest plot e o teste de interação sugerem que a associação da quimioterapia adjuvante com SG foi menor entre os pacientes que receberam 8 ou mais ciclos de (m)FOLFIRINOX pré-operatório, aqueles que tiveram resposta radiológica e pacientes com doença ypN0.

Na comparação com a não quimioterapia adjuvante, o tratamento adjuvante com (m)FOLFIRINOX (uma combinação de leucovorina cálcica [ácido folínico], fluorouracil, cloridrato de irinotecano e oxaliplatina em dosagem completa ou modificada) foi associado à sobrevida global prolongada (HR, 0,57; IC de 95%, 0,40-0,80), assim como outros regimes adjuvantes multiagentes (HR, 0,61; IC de 95%, 0,41-0,92), enquanto a quimioterapia adjuvante de agente único não mostrou benefício de SG (HR, 0,75; IC de 95%, 0,55-1,03).

Em síntese, neste estudo de coorte, o tratamento adjuvante com (m)FOLFIRINOX e outros regimes de quimioterapia multiagente foram associados com melhor SG em pacientes com adenocarcinoma pancreático que receberam quimioterapia pré-operatória com (m)FOLFIRINOX e foram abordados cirurgicamente para doença localizada.

Referência: 

Stoop TF, Sugawara T, Oba A, et al. Adjuvant Chemotherapy After Resection of Localized Pancreatic Adenocarcinoma Following Preoperative FOLFIRINOX. JAMA Oncol. Published online January 23, 2025. doi:10.1001/jamaoncol.2024.5917