A edição de julho do Lancet Oncology  (Vol. 25, Nº 7) traz uma série especial, com quatro artigos sobre o tratamento e gerenciamento de pacientes com câncer de cabeça e pescoço. No primeiro artigo, Ahmad K Abou-Foul e colegas fornecem recomendações para diagnóstico histológico de extensões extranodais, em trabalho com participação de Clóvis A. Lopes Pinto (foto), do Departamento de Anatomia Patológica do AC Camargo Cancer Center. No segundo artigo, Christina Henson e colegas propõem um novo sistema de classificação para diagnóstico de extensões extranodais por imagem, com coautoria de Eloisa Gebrim (foto), do Departamento de Radiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

O tratamento e o gerenciamento de pacientes com câncer de cabeça e pescoço são uma necessidade médica não atendida, constituindo um cenário ainda desafiador,

causado por fatores de estilo de vida potencialmente preveníveis.

Nesta série,  o Lancet Oncology reúne recomendações de consenso que refletem o esforço do Head and Neck Cancer International Group — um consórcio de 21 grupos nacionais de pesquisa em oncologia de cabeça e pescoço.

Entre os artigos, Annette M Lim e colegas avaliam definições de endpoints de ensaios clínicos com pacientes com câncer de cabeça e pescoço recorrente ou metastático. Para refletir sobre os desafios da prática, Sandro Porceddu et al. discutem o gerenciamento de pacientes idosos com câncer de cabeça e pescoço definido locorregionalmente e enfatizam a importância da expectativa de vida, comorbidades, desempenho e status funcional, assim como destacam a necessidade de valorizar suporte social e preferências do paciente.

Referências:

SERIES | HEAD AND NECK CANCER CONSENSUS RECOMMENDATIONS | VOLUME 25, ISSUE 7, E286-E296,
Published: July, 2024 DOI: https://doi.org/10.1016/S1470-2045(24)00143-8