Onconews - Resultados oncológicos da vigilância ativa versus cirurgia ou ablação para pacientes com pequenas massas renais

Revisão sistemática e análise quantitativa avaliou os resultados oncológicos para pacientes com pequenas massas renais que passaram por vigilância ativa em comparação com intervenções cirúrgicas. Os resultados publicados no European Urology Oncology demonstram sobrevida global semelhante entre as duas abordagens. “No entanto, as evidências ainda são limitadas e mais estudos são necessários para ajudar a identificar os melhores candidatos para vigilância ativa”, observam os autores.

Embora a vigilância ativa seja uma alternativa às intervenções cirúrgicas em pacientes com pequenas massas renais (PMR), as evidências sobre sua eficácia oncológica ainda são debatidas.

Em abril de 2024, PubMed, Scopus e Web of Science foram consultados para estudos comparativos avaliando vigilância ativa em pacientes com pequenas massas renais (PROSPERO: CRD42024530299). Os resultados primários foram sobrevida global (SG) e sobrevida específica do câncer (CSS). Um modelo de efeitos aleatórios foi usado para análise quantitativa.

Foram identificados oito estudos elegíveis (três prospectivos, quatro retrospectivos e um estudo baseado em dados de Vigilância, Epidemiologia e Resultados Finais [SEER]) envolvendo 4.947 pacientes. O agrupamento de dados com o conjunto de dados SEER revelou taxas de SG significativamente maiores para pacientes que receberam intervenções cirúrgicas (razão de risco [HR] 0,73; p = 0,007), especialmente nefrectomia parcial (PN; HR 0,62; p < 0,001).

No entanto, em uma análise de sensibilidade excluindo o conjunto de dados SEER, não houve diferença significativa na SG entre vigilância ativa e intervenções cirúrgicas em geral (HR 0,84; p = 0,3), mas o subgrupo de nefrectomia parcial teve SG mais longa do que o grupo de vigilância ativa (HR 0,6; p = 0,002). Apenas o estudo baseado no conjunto de dados SEER mostrou uma diferença significativa na sobrevida específica de câncer. As principais limitações incluem viés de seleção em estudos retrospectivos e classificação de intervenções no estudo do banco de dados SEER.

Em síntese, para pacientes bem selecionados com uma pequena massa renal suspeita de câncer, a vigilância ativa parece ser uma alternativa segura à cirurgia, com sobrevida global semelhante. No entanto, os autores observam que é necessário cautela na interpretação dos dados devido ao potencial de viés de seleção e variabilidade nos protocolos de vigilância ativa. “Nossa revisão reforça a necessidade de tomada de decisão compartilhada personalizada para identificar pacientes com pequenas massas renais que têm maior probabilidade de se beneficiar da estratégia de vigilância ativa”, concluem.

Referência:

I. Tsuboi, P. Rajwa, R. Campi et al., Oncological Outcomes of Active Surveillance versus Surgery or Ablation for Patients with Small Renal Masses: A Systematic Review and Quantitative Analysis, Eur Urol Oncol (2024), https://doi.org/10.1016/j.euo.2024.10.008