Onconews - Revisão analisa cânceres de mama HER2-low e ER-low e os novos paradigmas de diagnóstico e tratamento

Os cânceres de mama ER-low e HER2-low ilustram as limitações dos critérios diagnósticos tradicionais e destacam a necessidade de abordagens mais refinadas e integradas para a caracterização do câncer de mama. “À medida que a compreensão dos cânceres de mama HER2-low e ER-low continua a evoluir, é fundamental que patologistas e oncologistas colaborem no refinamento dos padrões de diagnóstico e no desenvolvimento de protocolos de tratamento personalizados”, destaca revisão de Nicola Fusco (dir.) e Giuseppe Viale (esq.), em artigo que busca consolidar o conhecimento atual sobre cânceres de mama HER2-low e ER-low, enfocando os desafios associados a sua identificação, implicações para o tratamento e gerenciamento clínico.

Os cânceres de mama ER-low e HER2-low surgiram como subtipos clinicamente significativos que desafiam as categorias tradicionais de diagnóstico e os paradigmas de tratamento. Nesta revisão, os autores lembram que o câncer de mama HER2-low, definido pela baixa expressão da proteína HER2 (pontuação IHC de 1+ ou 2+ sem amplificação do gene HER2), alcançou significância clínica, particularmente após os ensaios DESTINY-Breast, que demonstraram a eficácia de trastuzumabe deruxtecana (T-DXd) na população de pacientes com doença HER2-low avançada. Da mesma forma, o câncer de mama ER-low, caracterizado pela baixa expressão do receptor de estrogênio (em 1%-10% das células tumorais invasivas), apresenta desafios únicos por seu comportamento biológico e resposta incerta às terapias endócrinas.

É nesse contexto que a identificação desses subtipos merece especial atenção. “À medida que nossa compreensão desses subtipos melhora, a necessidade de abordagens diagnósticas padronizadas e decisões terapêuticas individualizadas se torna cada vez mais urgente. Pesquisas e colaborações contínuas entre patologistas e oncologistas são essenciais para refinar os critérios diagnósticos e melhorar os resultados para pacientes com câncer de mama caracterizados pela baixa expressão desses biomarcadores teragnósticos”, analisam Fusco e Viale.

A íntegra do trabalho está em acesso aberto no periódico The Breast.

Referência:

The “lows”: update on ER-low and HER2-low breast cancer
Fusco, Nicola et al. The Breast, Volume 0, Issue 0, 103831
https://doi.org/10.1016/j.breast.2024.103831