Onconews - Revisão analisa o que comer para a prevenção do câncer

Nas últimas duas décadas, a busca por fatores alimentares para o desenvolvimento de diretrizes de prevenção do câncer levou a uma expansão significativa no estudo de padrões alimentares e sua relação com o câncer. É o que sustentam Yiwen Zhang e Edward L Giovannucci, que revisam a literatura e analisam como o padrão alimentar pode ser aliado na prevenção do câncer.

Em artigo na The Cancer Journal, Zhang e Giovannucci lembram que padrões alimentares, que consideram os tipos, quantidades, variedade e combinação de alimentos consumidos, podem abranger efeitos aditivos, sinérgicos ou interativos na saúde humana, em comparação com nutrientes ou alimentos individuais. “Nesta revisão, discutimos a história e as metodologias da pesquisa de padrões alimentares, descrevemos índices alimentares comuns usados ​​na pesquisa do câncer e resumimos as evidências existentes sobre padrões alimentares e risco de câncer”, descrevem os autores.

As evidências atuais apoiam o papel benéfico dos padrões alimentares ricos em vegetais, legumes, frutas inteiras e grãos integrais, assim como apoiam o consumo de padrões alimentares limitados em açúcares adicionados, grãos refinados, alimentos processados ​​e carne vermelha e processada na prevenção de vários tipos de câncer, incluindo câncer de mama, colorretal e próstata.

A revisão destaca que evidências emergentes sugerem que padrões alimentares baseados em mecanismos biológicos, como dieta hiperinsulinêmica e dieta inflamatória, são promissores e podem ser áreas prioritárias para pesquisas futuras.

Referências:

Zhang, Yiwen PhD; Giovannucci, Edward L. MD, ScD∗,†. What to Eat for Cancer Prevention: The Total Dietary Pattern as a Combination Treatment for Prevention. The Cancer Journal 30(5):p 307-312, 9/10 2024. | DOI: 10.1097/PPO.0000000000000741