Estudo prospectivo randomizado publicado por Ruppert et al. no Journal of Clinical Oncology (JCO) mostra benefício significativo de sobrevida livre de progressão em pacientes com câncer de mama metastático que receberam ribociclibe em comparação com placebo após CDK4/6i anterior e terapia endócrina diferente. O oncologista Gustavo Werutsky (foto), chair do Latin American Cooperative Oncology Group (LACOG), comenta os resultados.
A adição do inibidor de quinase dependente de ciclinas (CDK4/6i) à terapia endócrina (TE) melhora a sobrevida livre de progressão (SLP) e a sobrevida global (SG) em pacientes com câncer de mama metastático receptor hormonal positivo (HR+), HER2 negativo. No entanto, embora os dados pré-clínicos e clínicos demonstrem benefício na mudança de TE e na continuação de um CDK4/6i na progressão, faltavam evidências mais robustas para orientar a melhor estratégia na progressão da doença.
Neste estudo de fase II, duplo-cego controlado por placebo, foram considerados pacientes com câncer de mama metastático HR+/HER2– cujo câncer progrediu durante o tratamento com terapia endócrina e CDK4/6i. Os participantes trocaram a terapia endócrina usada (fulvestranto ou exemestano) e foram ranzomizados (1:1) para receber o CDK4/6i ribociclibe versus placebo. A sobrevida livre de progressão (SLP) foi o endpoint primário, definido como o tempo desde a randomização até a progressão da doença ou morte.
Os resultados relatados por Ruppert et al. mostram que dos 119 participantes randomizados, 103 (86,5%) receberam palbociclibe anteriormente e 14 participantes receberam ribociclibe (11,7%). Houve melhora estatisticamente significativa da SLP para pacientes randomizados para TE trocada mais ribociclibe (mediana de 5,29 meses; 95% CI, 3,02 a 8,12 meses) versus TE trocada mais placebo (mediana de 2,76 meses; 95% CI, 2,66 a 3,25 meses) HR, 0,57 (IC 95%, 0,39 a 0,85); P = 0,006. Aos 6 e 12 meses, a taxa de SLP foi de 41,2% e 24,6% com ribociclibe, em comparação com 23,9% e 7,4% com placebo.
“Neste estudo randomizado, houve benefício significativo de SLP para pacientes com câncer de mama metastático HR+/HER2– que mudaram de TE e receberam ribociclibe em comparação com placebo após CDK4/6i anterior e TE diferente”, concluem os autores.
Em síntese, este estudo (MAINTAIN) informa as decisões de tratamento para pacientes que progridem à terapia hormonal inicial com palbociclibe no câncer de mama metastático HR+, HER2–, mostrando que trocar a terapia endócrina e manter a inibição de ciclinas incorporando o CDK4/6 ribociclibe melhora os resultados de sobrevida.
"Os resultados do estudo MAINTAIN sugerem que há um subgrupo de pacientes que deve ser identificado através de biomarcadores que realmente se beneficiou da troca de terapia endócrina e a manutenção do tratamento com inibidor de CDK 4/6, neste caso ribociclibe, após progressão a primeira linha de tratamento com inibidor de CDK 4/6”, afirma Wertusky. “Num contexto geral, o estudo MAINTAIN foi o único que demonstrou benefício desta abordagem terapêutica ao contrário dos estudos PACE e mais recentemente PALMIRA, sugerindo que manutenção do mesmo inibidor de CDK 4/6, neste caso palbociclibe, não é uma estratégia eficaz”, acrescenta.
“É muito provável que, nos próximos anos, tenhamos várias opções terapêuticas após progressão de tratamento com inibidores de CDK 4/6, especialmente se forem superiores à terapia endócrina isolada com bom perfil de toxidade. A identificação de marcadores preditivos de benefício aos novos tratamentos será crítico para incorporação na prática clínica", conclui o oncologista.
Referência: Kalinsky K, Accordino MK, Chiuzan C, Mundi PS, Sakach E, Sathe C, Ahn H, Trivedi MS, Novik Y, Tiersten A, Raptis G, Baer LN, Oh SY, Zelnak AB, Wisinski KB, Andreopoulou E, Gradishar WJ, Stringer-Reasor E, Reid SA, O'Dea A, O'Regan R, Crew KD, Hershman DL. Randomized Phase II Trial of Endocrine Therapy With or Without Ribociclib After Progression on Cyclin-Dependent Kinase 4/6 Inhibition in Hormone Receptor-Positive, Human Epidermal Growth Factor Receptor 2-Negative Metastatic Breast Cancer: MAINTAIN Trial. J Clin Oncol. 2023 Aug 20;41(24):4004-4013. doi: 10.1200/JCO.22.02392. Epub 2023 May 19. PMID: 37207300.