Estudo publicado no periódico Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention demonstrou que sobreviventes de câncer tiveram risco substancialmente aumentado de um segundo câncer primário em comparação com o risco de câncer na população em geral. “O risco de desenvolver um segundo câncer primário até quinze anos após um câncer inicial foi de 16,2% para homens e 12,2% para mulheres”, destaca a publicação.
Melhorias no controle do câncer levaram a um aumento importante no número de sobreviventes de câncer que podem estar em risco elevado de desenvolver cânceres primários subsequentes (SPC). Neste estudo, avaliamos o risco e os padrões de desenvolvimento de segundos tumores primários entre 196.858 adultos sobreviventes de câncer em Alberta, Canadá.
Os pesquisadores utilizaram dados do Registro de Câncer de Alberta para identificar todos os primeiros cânceres primários ocorridos entre 2004 e 2020. Um segundo câncer primário foi considerado o próximo câncer primário ocorrendo em um local diferente. Foram estimadas as taxas de incidência padronizadas (SIR) para o desenvolvimento de um segundo câncer primário (SCP) como o número observado de SCP (O) dividido pelo número esperado de SCP (E), onde E é uma soma ponderada das taxas de incidência específicas de ano-idade-sexo baseadas na população e os anos-pessoa correspondentes de acompanhamento.
Os resultados mostraram que o risco de desenvolver um segundo câncer primário até quinze anos após um câncer inicial foi de 16,2% para homens e 12,2% para mulheres. No geral, tanto homens (SIR=1,50) quanto mulheres (SIR=1,58) tiveram um risco aumentado de um segundo tumor. Houve aumentos significativos no risco de segundo câncer primário para quase todas as faixas etárias, com um aumento maior que 5 vezes para sobreviventes diagnosticados entre 18 e 39 anos. Cânceres detectáveis por triagem, incluindo colorretal, pulmão, colo do útero e mama, foram responsáveis por 46% e 27% dos segundos cânceres primários entre mulheres e homens.
Em síntese, sobreviventes de câncer tiveram risco substancialmente aumentado de um segundo câncer primário em comparação com o risco de câncer na população em geral. “Cânceres detectáveis por triagem foram locais comuns de segundo câncer primário e destacam a necessidade de investigar estratégias ideais para triagem da crescente população de sobreviventes de câncer”, concluíram os autores.
Referência:
Matthew T. Warkentin, Winson Y. Cheung, Darren R. Brenner, Dylan E. O'Sullivan; Risk of developing a subsequent primary cancer among adult cancer survivors. Cancer Epidemiol Biomarkers Prev 2024; https://doi.org/10.1158/1055-9965.EPI-24-0636