Estudo de Oh et al. apresenta e valida um teste de metilação de PENK no DNA baseado em urina que se mostrou altamente sensível para detectar o câncer de bexiga, representando uma ferramenta molecular promissora que pode reduzir a necessidade de cistoscopia e aliviar o ônus econômico associado ao câncer de bexiga.
A hematúria é bastante prevalente no câncer de bexiga (CB), sintoma que representa até 20% de todas as consultas urológicas. No entanto, o padrão-ouro atual para o diagnóstico de CB em pacientes com hematúria é a cistoscopia, que além de ser invasiva é uma técnica de alto custo.
Nesta análise, os pesquisadores aplicaram um método designado de LTE/qMSP para medir a metilação PENK no DNA da urina (mePENK-LTE/qMSP), primeiro definindo o valor de corte em um estudo caso-controle e, posteriormente, validando seu desempenho em um estudo prospectivo.
No estudo caso-controle envolvendo 175 pacientes com CB e 143 pacientes sem CB com hematúria, o valor de corte ideal do teste foi determinado pela distinção entre os dois grupos e alcançou uma sensibilidade geral de 86,9% e especificidade de 91,6%, com uma área sob a curva de 0,892.
No estudo clínico prospectivo de validação, que envolveu 366 pacientes com hematúria agendados para cistoscopia, o teste demonstrou sensibilidade geral de 84,2% na detecção de 38 casos de CB, especificidade de 95,7% e área sob a curva de 0,900. A sensibilidade para detectar CB em fases iniciais e estágios superiores atingiu 92,3%. Oh e colegas destacam que o valor preditivo negativo do teste foi de 98,2% e o valor preditivo positivo de 68,7%. Esses achados destacam o potencial do teste de metilação de PENK no DNA da urina como uma ferramenta de diagnóstico molecular promissora para detectar CB primário em pacientes com hematúria, o que pode reduzir a necessidade de cistoscopia.
“O teste de LTE/qMSP para metilação de PENK no DNA da urina fornece alta sensibilidade analítica e robustez. No estudo prospectivo, o teste demonstrou alto potencial de detecção de câncer de bexiga em pacientes com hematúria.
Consequentemente, esta abordagem pode reduzir o número de cistoscopias invasivas desnecessárias e aliviar o ônus econômico”, concluem os autores.
Os achados podem reduzir o número de cistoscopias invasivas desnecessárias e aliviar o ônus econômico do câncer de bexiga.
O diagnóstico precoce do câncer de bexiga aumenta as taxas de sobrevida. Quando o câncer de bexiga é detectado precocemente, os pacientes têm uma sobrevida em 5 anos de cerca de 80%, enquanto pacientes com doença avançada apresentam alto risco de recorrência. Como resultado, o câncer de bexiga está entre os tipos de câncer mais caros para tratar e gerenciar.
A íntegra do estudo está disponível em acesso aberto.
Referência: Oh TJ, Lee JY, Seo Y, Woo MA, Lim JS, Na YG, Song KH, Bang BR, Lee JJ, Shin JH, An S. Evaluation of Sensitive Urine DNA-Based PENK Methylation Test for Detecting Bladder Cancer in Patients with Hematuria. J Mol Diagn. 2023 Jun 15:S1525-1578(23)00131-9. doi: 10.1016/j.jmoldx.2023.05.003. Epub ahead of print. PMID: 37330048.