A União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) anunciou a nova campanha global do Dia Mundial do Câncer para o triênio 2025-2027. Com o tema “Unidos pelo Único”, a campanha enfatiza uma mudança fundamental no tratamento contra o câncer e nos sistemas mundiais de saúde, baseada em uma abordagem centrada nas pessoas. O Dia Mundial do Câncer é marcado anualmente no dia 4 de fevereiro.
Valorizar o cuidado centrado nas pessoas faz toda a diferença. Significa um olhar orientado para indivíduos e comunidade, ao invés do enfoque exclusivo na doença. Essa perspectiva prevê a oferta de serviços de saúde e cuidados oncológicos no momento certo, no lugar certo e da maneira certa, adaptados às necessidades de cada um, envolvendo e capacitando as pessoas para desempenhar um papel mais ativo em sua própria saúde.
"Ao colocar os indivíduos e a comunidade no centro das decisões, aumenta-se a eficácia dos sistemas de saúde e a compaixão envolvida no tratamento, o que leva a taxas de sobrevivência mais altas e melhor qualidade de vida. Qualquer pessoa que tem a sua vida tocada pelo câncer é única, suas experiências e necessidades são únicas. Agora, a comunidade do câncer está unida em seu desejo de ver melhorias na prevenção, detecção precoce, tratamento e cuidado da doença", diz Ulrika Årehed Kågström, Presidente da UICC e Secretária-Geral da Sociedade Sueca do Câncer.
Em 2022, estimativas apontam que 20 milhões de novos casos de câncer foram diagnosticados e 9,7 milhões de vidas foram perdidas para a doença. A UICC lembra que cerca de 1 em cada 5 pessoas desenvolve câncer durante a vida e, para cada pessoa afetada, a experiência é diferente. O câncer não apenas engloba mais de 200 tipos de doenças que requerem tratamentos específicos, mas também é preciso considerar que a situação de vida de cada pessoa é diferente em termos de condições socioeconômicas, valores e preferências.
O cuidado centrado nas pessoas inclui iniciativas como programas de saúde comunitária adaptados às questões de saúde locais, treinamento em competência cultural para profissionais de saúde, iniciativas de educação em saúde, serviços de telemedicina e programas de apoio para pacientes, assim como o envolvimento de pessoas que foram diagnosticadas com câncer na formulação de políticas.
Em síntese, a UICC destaca que essa abordagem leva a melhorias no bem-estar do paciente, aumento na qualidade dos cuidados e maior confiança nos profissionais de saúde. Adicionalmente, aumenta a satisfação de pacientes e familiares e concorre para a eficácia geral do sistema, promovendo cuidados igualitários em saúde.
O objetivo no primeiro dos três anos da campanha é destacar as barreiras e lacunas nos sistemas de saúde, além de valorizar as melhores práticas existentes na prestação de cuidados centrados nas pessoas. O site da UICC para marcar o Dia Mundial do Câncer traz relatos de experiências que dimensionam a importância da centralidade no paciente.
Para mais informações, acesse https://www.worldcancerday.org/.