Onconews - Uso de suplementos alimentares no tratamento do câncer é controverso

Estudo prospectivo que investigou o uso de suplementos alimentares em mulheres com câncer de ovário mostra que, diante da alta prevalência de uso e da proporção de mulheres que iniciam o uso de suplementos quando começam a quimioterapia, os oncologistas devem ser encorajados a discutir a questão com seus pacientes e fornecer informações sobre os riscos conhecidos e potenciais associados ao uso de suplementos.

O uso de suplementos alimentares por pacientes com câncer é comum, mas controverso, particularmente durante a quimioterapia. Neste estudo, os pesquisadores avaliaram o uso de suplementos alimentares em pacientes com câncer de ovário, através de questionários eletrônicos.

Os resultados foram relatados na Nutrition and Cancer. Dados sobre o uso de suplementos estavam disponíveis para 421 mulheres antes do diagnóstico, durante a quimioterapia e após a conclusão da quimioterapia. A análise mostra que o uso de ≥1 suplemento pré-diagnóstico, durante e após a conclusão da quimioterapia foi relatado por 72%, 57% e 68% das mulheres, respectivamente. Multivitamínicos, vitamina D e óleos de peixe foram os suplementos mais comumente usados ​​em todos os momentos. Os suplementos mais descontinuados durante o tratamento foram óleos de peixe (69% das usuárias pré-diagnóstico) e multivitamínicos (53% das usuárias), enquanto 9%–10% das não usuárias pré-diagnóstico iniciaram vitamina D e multivitamínicos.

Os pesquisadores descrevem que os preditores do início do suplemento durante a quimioterapia incluíram o uso pré-diagnóstico de medicamentos, como estatinas (Odds Ratio, OR = 4,12, intervalo de confiança de 95%, IC = 1,28–13,3), antidepressivos (5,39, 1,18–24,7), paracetamol (3,13, 1,05–9,33) e AINEs (2,15, 0,81–5,72). Outros fatores incluíram idade mais jovem, educação universitária, quimioterapia neoadjuvante e/ou fadiga durante o tratamento, embora não estatisticamente significativos.

Em síntese, alta proporção de mulheres com câncer de ovário relatou o uso de suplementos antes do diagnóstico, durante a quimioterapia e após a conclusão do tratamento. Concluindo, os autores destacam que o uso de suplementos alimentares no percurso do tratamento do câncer continua controverso e acrescentam que mais dados sobre os danos potenciais associados ao uso são necessários para informar essas discussões.

O conselho atual do World Cancer Research Fund é que não há evidências de benefícios em tomar suplementos e os pacientes são recomendados a discutir o uso com seu médico primeiro (Citation44).

A íntegra do artigo está disponível na Nutrition and Cancer em acesso aberto.

Referência:

Na, R., Nagle, C. M., Bartsch, S., Ibiebele, T. I., Williams, M., Grant, P., … Webb, P. M. (2024). Use of Dietary Supplements Before, During and After Treatment for Ovarian Cancer: Results from the Ovarian Cancer Prognosis and Lifestyle (OPAL) Study. Nutrition and Cancer, 1–10. https://doi.org/10.1080/01635581.2024.2408775