Onconews - Utilidade diagnóstica e clínica de painel multigenes em pacientes com neuropatia

Antes do sequenciamento de próxima geração (NGS), a avaliação de um paciente com neuropatia normalmente consistia em triagem para causas adquiridas, seguidas pelo teste genético clínico de PMP22, MFN2, GJB1 e MPZ em pacientes com histórico familiar positivo e início do sintoma antes dos 50 anos. Agora, estudo que examinou a utilidade clínica do NGS em uma grande coorte de pacientes apoia a consideração dos testes genéticos da linhagem germinativa em pacientes com neuropatia. Os resultados foram publicados no Journal of the Peripheral Nervous System (JPNS).

No estudo, uma coorte de 6849 pacientes adultos foi submetida a testes de painel multigenes de neuropatia periférica determinada por clínicos, variando de 66 a 111 genes que incluíram NGS e análise de deleção/duplicação intragênica.

Um diagnóstico molecular foi identificado para 8,4% da coorte (n = 573/6849). Variantes em PMP22, MFN2, GJB1, MPZ e TTR representaram 73,8% dos diagnósticos moleculares. Os resultados tiveram potencial acionabilidade clínica para 398 (69,5%) pacientes, e sugerem que 225/573 (39,3%) dos diagnósticos moleculares e 113/398 (28,4%) das intervenções clínicas teriam sido perdidas se a abordagem de teste tivesse sido restrita a diretrizes mais antigas.

“Nossos resultados destacam a necessidade de atualizar diretrizes de teste genético para pacientes com neuropatia periférica, incluindo o uso de um painel multigenes abrangente, bem como testar pacientes com causas idiopáticas e presumidamente adquiridas”, observam os autores, ressaltando que mais pesquisas são necessárias para avaliar se os testes genéticos universais para todos os pacientes com neuropatia devem ser o padrão de atendimento, como agora é recomendado para pacientes com outros distúrbios neurológicos geneticamente heterogêneos, como epilepsia e esclerose lateral amiotrófica.

“Esses resultados apoiam a consideração dos testes genéticos da linhagem germinativa em todos os pacientes com neuropatia. A identificação das causas genéticas da neuropatia facilitará o diagnóstico precoce, informará as intervenções de medicina de precisão e permitirá aconselhamento genético preciso para os pacientes e famílias afetados pela neuropatia periférica”, concluem os pesquisadores.

Referência:

Roggenbuck J, Morales A, Ellis CA,et al. Diagnostic and clinical utility of comprehensive multigene panel testing for patients with neuropathy. J Peripher Nerv Syst. 2024;1‐5. doi:10.1111/jns.12651ROGGENBUCK ET AL . 5