Uma vacina personalizada contra o câncer renal gerou respostas imunes em todos os nove indivíduos tratados com características de alto risco e nenhum apresentou recorrência da doença. Os resultados são de ensaio de fase I relatados por Braun et al. na Nature.
Neste ensaio clínico de fase I (NCT02950766), o objetivo foi testar uma vacina personalizada contra o câncer (VPC) direcionada a neoantígenos em pacientes com carcinoma de células renais de células claras (RCC; estágio III ou IV) de alto risco e totalmente ressecado, com ou sem ipilimumabe administrado adjacente à vacina.
Os pacientes foram inscritos na primeira coorte (vacina mais 2,5 mg de ipilimumabe subcutâneo em cada local da vacina) e na segunda coorte (somente vacina) entre março de 2019 e setembro de 2021. Uma terceira coorte de pacientes tratados com vacina mais 5 mg de ipilimumabe subcutâneo em cada local da vacina continuou a inscrição até dezembro de 2022 com acompanhamento em andamento e não está incluída nesta análise.
Em um acompanhamento médio de 40,2 meses após a cirurgia, nenhum dos 9 participantes inscritos no estudo teve recorrência de RCC. Nenhuma toxicidade limitante de dose foi observada. Os autores descrevem que todos os pacientes geraram respostas imunes de células T contra os antígenos da VPC, incluindo mutações do driver RCC em VHL, PBRM1, BAP1, KDM5C e PIK3CA. Bran e colegas relatam que após a vacinação houve expansão durável de clones de células T periféricas. Além disso, a reatividade das células T contra tumores autólogos foi detectada em sete de nove pacientes.
“Nossos resultados demonstram que as VPCs direcionada a neoantígenos em RCC de alto risco são altamente imunogênicas, capazes de direcionar mutações do driver principal e podem induzir imunidade antitumoral. Essas observações, em conjunto com a ausência de recorrência em todos os nove pacientes vacinados, destacam a promessa das VPCs como terapia adjuvante eficaz em RCC”, destacam os autores.
A íntegra do estudo está disponível em acesso aberto.
Referência:
Braun, D.A., Moranzoni, G., Chea, V. et al. A neoantigen vaccine generates antitumour immunity in renal cell carcinoma. Nature (2025). https://doi.org/10.1038/s41586-024-08507-5